segunda-feira, 18 de outubro de 2010

MENSAGEM

Do Princípio ao Fim
Josué 3: 1-6
Observação:
Atravessar o Jordão para entrar em Canaã foi uma importante prova de fé. Cerca de quarenta anos antes, Israel enfrentou a mesma prova. Fugir para o Sinai via o Mar Vermelho exigiu uma medida de Fé, sabendo que estavam fugindo do inimigo; mas invadir Canaã via o Jordão, era estar indo em direção do inimigo, ficando assim obrigados, sem possibilidade de retroceder, a luta contra exércitos e carros de cidades fortificadas, exigia fé suprema no Deus vivo (3: 10). Aqui toda nação correu risco de vida em total compromisso com o Senhor. Atos 15: 26.
Meditação:
Há três verdades neste texto, que marcou toda caminha dos israelitas, e que é A MARCA REGISTRADA DA VIDA CRISTÃ.
Do Princípio ao Fim, a Vida Cristã é Marcada:
1. Por Ações de Fé – (vs. 1). Tão logo os espias deram o seu relatório (2: 23-24), Josué recebeu a confirmação de que Deus estava operando. Embora ainda não soubesse como atravessar o rio, pela fé agiram com fé, pela fé fez o acampamento se transferir para a orla do Zor, a estreita depressão de 45,72 MS de profundidade na qual se acumulava as águas que vinham da “floresta do Jordão”. Para se ter uma idéia do local em que o acampamento ficou, vejamos como o profeta Jeremias compara o lugar (Jr. 12: 5). Agirão por fé, sem saber como atravessar o rio e de como, depois atravessar o rio enfrentar o inimigo. Noé construiu a arca pela fé; Abraão agiu com fé; Moisés disse ao povo de Israel para marchar diante do Mar Vermelho pela fé; Josué acampou-se em frente ao Rio Jordão pela fé; a igreja primitiva pregou o evangelho com fé; os homens de Deus em todas as épocas agem com fé. Você até se perguntar: parece que toda atitude de fé é um ato de obediência? Com certeza, a obediência a Deus é o que levaram homens e mulheres a agirem pela fé.
Do Princípio ao Fim, a Vida Cristã é Marcada:
2 . Por Total Dependência – Chegou à hora de atravessar o rio. No fim do terceiro dia, o povo recebeu as instruções (vss. 2 – 4,6), para marchar de outro jeito, até aqui a coluna de nuvem estava guiando, mas não iria mais guiá-los. Os levitas sacerdotes, não os coatitas, (Nm. 4: 15), levariam a arca, pois seria uma ocasião solene e extraordinária. O povo devia ficar espalhado num raio de 914 ms, para que todos pudessem ver o símbolo-guia da promessa de Deus mais facilmente, a presença de Deus no meio do povo, seus olhos voltados em uma total dependência da ação Divina, esta total dependência levaria o povo israelita a passar por um caminho tal que nunca passaram antes. Poderíamos citar inúmeros exemplos em que a total dependência a Deus levou servos e servas a passarem por caminhos imagináveis. Noé e sua família, a um grande passeio na arca, livres do dilúvio. Ana a ser mãe de vários filhos; Enoque e Elias a andar numa carruagem de fogo.
Do Princípio ao Fim, a Vida Cristã é Marcada:
3. Por Santificação – Josué dirige-se ao povo pela primeira vez. Ele ordena-lhes Santificai-vos (vs. 5), preparando-se para o dia seguinte. Deviam consagrar com purificação externa e devoção interna a Deus, porque ele ia realizar milagres entre eles, dando à primeira evidencia pública de Sua promessa a Josué (vs. 7). Essa instrução evoca mais uma vez a imagem de Israel junto ao monte Sinai, onde Deus ordenou a Moisés que consagrasse a Israel (Ex. 19: 14). A vida cristã tem esta marca, e nos texto de Êxodo, a santificação foi uma preparação para a manifestação da presença de Deus junto ao povo de Israel; no texto de Josué a santificação revela uma ação de Deus “amanhã o Senhor fará maravilhas no meio de vós”. O escritor aos hebreus nos adverte: “Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor,” (Hb. 12: 14).
Reflexão: A vida cristã começa com fé, o ato de aceitar Jesus Cristo como salvador, isto é maravilhoso, passamos a andar por um caminho que ainda não havíamos passado. O povo de Israel havia experimentado isso ao sair do Egito, mas quando chegaram a Cades, deixaram de agir por fé, aí não passaram por nenhum novo caminho, ficaram rodeando no deserto. Uma pessoa pode passar a viver desse jeito, uma família e até mesmo uma igreja ou denominação, não experimenta novos caminhos na vida cristã, sem crescimento espiritual, sem vitórias na vida, sem chegar a lugar nenhum. Triste rumo tomou a nação israelita durante 38 anos, o de ficar rodeando no deserto. Há muitos crentes que mesmo depois de deixar o mundo, ficam rodeando no deserto, sem atitude de fé, sem uma dependência total de Deus e sem uma vida de santificação.
Aplicação: Quero desafiar a igreja a caminhar, sair do deserto em direção às promessas de Deus, passar por novos caminhos na vida cristã, pessoal, emocional, no casamento e no trabalho. Um desafio de olhar para Deus e não para as circunstâncias. Um desafio a Santificação. E quero convidar a você que a inda não aceitou Jesus como seu Salvador pessoal a dar o seu primeiro e mais importante passo de fé, aceite Jesus Cristo nesta noite, venha aqui à frente crendo que só Jesus Salva, e nos procure depois para se preparar para o batismo e profissão de fé. A vida cristã é marcada pela: FÉ, DEPENDÊNCIA E SANTIFICAÇÃO. Grandes coisas vão acontecer em sua vida.                                          


Autor: Pr. João Batista (Igreja Presbiteriana Betânia - Goiânia)

2 comentários:

  1. Que mensagem edificante!
    Parabéns!!!

    Aguardo sua visita no meu blog.
    http://frutodoespirito9.blogspot.com/

    Sigo um blog abençoado, vale a pena conferir...
    http://discipulodecristo7.blogspot.com/

    ***Shalom***

    ResponderExcluir
  2. Estou alegre por encontrar blogs como o seu, ao ler algumas coisas,reparei que tem aqui um bom blog, feito com carinho,posso dizer que gostei do que li e desde já quero dar-lhe os parabéns,decerto que virei aqui mais vezes.
    Sou António Batalha.
    Que lhe deseja muitas felicidade e saúde em toda a sua casa.
    PS.Se desejar visite O Peregrino E Servo, e se o desejar siga, mas só se gostar, eu vou retribuir seguindo também o seu.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário: